21.2 C
Itapema
quarta-feira, abril 24, 2024
mais
    InícioBrasilRede Caixa Solidária Brasil está presente na Exposuper mostrando seu trabalho social...

    Rede Caixa Solidária Brasil está presente na Exposuper mostrando seu trabalho social e ambiental

    Em:

    Em Destaque

    caixa
    Rede Caixa Solidária Brasil está presente na Exposuper mostrando seu trabalho social e ambiental 2

    Com a missão de dar o destino mais adequado para roupas e calçados usados, a Rede Caixa Solidária Brasil estará na Exposuper para mostrar seu trabalho e incentivar novas parcerias com os supermercadistas.
    A iniciativa promove a solidariedade ao apoiar entidades e ações sociais com a doação de roupas em boas condições, e conscientiza a população sobre a importância do reuso, reciclagem e descarte adequado de têxteis pós-consumo.
    Dados recentes mostram que uma grande quantidade de roupas e calçados usados são descartados de forma inadequada, gerando impactos negativos ao meio ambiente. “Em média, uma pessoa gera entre 10 e 15 kg de roupas e calçados por ano, e a maior parte acaba em aterros sanitários, sem qualquer tratamento, levando décadas para se decompor”, explica o presidente da Rede Caixa Solidária Brasil, Paulo Vargas.
    É neste cenário em que o trabalho da Rede Caixa Solidária Brasil se destaca. A entidade foi pioneira ao trazer para o Brasil um modelo de recolhimento de têxteis usados muito popular na Europa e nos Estados Unidos, no qual as peças em melhores condições são destinadas para entidades sociais e o restante é enviado para outras formas de reuso, reciclagem e descarte adequado.
    A instalação de pontos de entrega voluntária, ou caixas coletoras, em diferentes pontos da cidade com grande fluxo de pessoas, como supermercados, facilita a coleta das roupas pela comunidade. Os pontos de entrega voluntária são equipamentos seguros onde as pessoas podem fazer a entrega de roupas e calçados que iriam para o lixo. Regulamente a equipe da Rede faz o recolhimento das entregas, realiza a triagem e encaminha as peças para uma segunda vida em ações sociais ou para o descarte mais apropriado.
    “A participação da comunidade e o apoio dos supermercados locais são fundamentais para fortalecermos as ações sociais e promovermos a conscientização sobre a reciclagem têxtil”, complementa Vargas. Para receber as peças, as entidades e ações sociais precisam se cadastrar no Portal Social da Rede Caixa Solidária Brasil na internet. No portal, as entidades descrevem qual a demanda por roupas e calçados e acompanham o status do pedido.
    Além do impacto social, a participação da comunidade traz benefícios ambientais significativos. A reuso ou reciclagem dos têxteis pós-consumo reduz o desperdício, evita o descarte inadequado de roupas e calçados, e promove a economia circular.
    Para mais informações sobre a Rede Caixa Solidária Brasil e como participar, visite o site www.caixasolidaria.com.br.

    Sobre a Rede Caixa Solidária Brasil
    A Rede Caixa Solidária Brasil é o empreendimento social responsável pelo projeto que há mais de sete anos busca promover a solidariedade, apoiar entidades sociais e conscientizar a população sobre a importância do reuso, da reciclagem e do descarte adequado de têxtis pôs-consumo. O projeto conta com pontos de entrega voluntária, as icônicas caixas coletoras amarelas, localizados em locais de grande fluxo, como supermercados, facilitando a participação das pessoas preocupadas com a solidariedade e com a meio ambiente. Saiba mais em www.caixasolidaria.com.br.

    Cidades